Círculo Eça de Queiroz

O Círculo Eça de Queiroz é uma agremiação de carácter intelectual e social, fundada em 1940, com o objetivo de fomentar o bom convívio entre os seus sócios e convidados e também o gosto pelas letras e as artes, por meio de conferências, exposições e concertos.

Grandes figuras da cultura portuguesa e estrangeira, têm passado pelo Círculo, como convidados ou conferencistas. O seu primeiro sócio de honra foi Maurice Maeterlink, Prémio Nobel da Literatura. Aqui estiveram também T.S. Eliot, igualmente Prémio Nobel da Literatura, Graham Greene e Gabriel Marcel. Em 1942, Gregório Marañon proferiu neste clube uma conferência, impressa mais tarde. Dos escritores brasileiros, lembramos, entre outros, Gustavo Barroso, Plínio Salgado, Luís Viana Filho, Herberto Sales, Josué Montello, e António Carlos Villaça. Estes três últimos escritores registaram, em livros memorialísticos, a sua passagem pelo Círculo. Ortega y Gasset e Eugénio Montes deram também o seu contributo para o prestígio cultural do Círculo.

Pelo clima cultural que tem dinamizado na zona histórica do Chiado e pelo património artístico existente na sede do Círculo, é bem justificado o estatuto de Utilidade Pública que lhe foi conferido em 2005.

Visita guiada por Nuno Rogeiro