Destaque

Curso online “Espaços da Expansão Portuguesa”

No próximo dia 8 de maio daremos início a mais um curso online, coordenado por João Paulo Oliveira e Costa e aberto ao público em geral.

Numa série de quatro apresentações propomos que revisitemos diferentes partes do mundo que foram tocadas pela presença portuguesa, a saber:

Marrocos, num itinerário de Ceuta a Safim, com passagem pelo campo de Alcácer-Quibir, em que poderemos perceber o modelo de implantação dos Portugueses no território, a evolução do sistema militar e as razões da retirada gradual da região.

costa africana desde a Cidade do Cabo até Melinde e Calicute e Cochim, seguindo a par e passo o Diário de Álvaro Velho e a sua narrativa em jeito de guião cinematográfico. Poderemos, assim, acompanhar as expectativas e os equívocos dos homens que descobriram o caminho marítimo para a Índia.

Golfo Pérsico, passando por Mascate, Ormuz e Bahrain e com uma entrada pela terra adentro até Isfahan. Uma jornada entre persas, árabes e turcos, em que poderemos contemplar o património de origem portuguesa e recordar os acontecimentos mais marcantes que sucederam nessas paragens.

Japão e a memória da presença dos Jesuítas e dos negócios dos mercadores da nau do trato, hoje celebrada em grande parte do território nipónico através de monumentos erguidos pelas gerações contemporâneas.

Esta será uma viagem por países cujas histórias nacionais não se explicam sem ter em conta a passagem dos portugueses pelos seus territórios.

Coordenação: João Paulo Oliveira e Costa
6ªs feiras, das 18h às 19h30
4 sessões | 8 a 29 de maio de 2020
Preço: 100€

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt