Agenda

Formação
23 mar a 27 abr 2023
Online

Curso sobre Pintura da Escola Holandesa no CNC

No dia 23 de março, o Centro Nacional de Cultura dará início ao novo curso online intitulado “Pintura da Escola Holandesa nos séculos XV, XVI e XVII”, orientado pelo Professor Fernando António Baptista Pereira

Inserido na programação dos Cursos Livres do Centro Nacional de Cultura, este novo curso é composto por cinco sessões, entre 23 de março e 27 de abril, e decorrerá às quintas-feiras (exceto dia 20 de abril), das 18h30 às 20h00. As sessões serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, para que possam ver ou rever mais tarde.

Este curso começará, naturalmente, por tentar diferenciar os artistas das Províncias do Norte da Flandres no contexto da chamada Pintura Primitiva Flamenga. Um lugar de destaque será dado a Hieronymus Bosch, pintor que anuncia o mal-estar religioso anterior à Reforma Protestante e às consequentes Guerras de Religião, em paralelo com a autonomia política das Províncias Unidas e o seu crescimento como potência comercial marítima. Será abordada, neste contexto, a influência do “romanismo” e, em particular, dos “caravagistas” nos artistas mais vanguardistas e a emergência de novos géneros artísticos como a Natureza Morta e a Paisagem. A Escola Holandesa do século XVII, através dos seus mais importantes criadores e através dos seus diferentes géneros ocupará as restantes três lições, com destaque para Vermeer, na última de todas. Uma excelente oportunidade para conhecer este importante período da História de Arte Europeia.

Fernando António Baptista Pereira é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Museologia pelo antigo Instituto Português do Património Cultural e doutorado em Ciências da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Foi eleito em 2019 Presidente da Faculdade. Tem vasta e diversificada obra publicada nos domínios da História da Arte e da Cultura Portuguesas, da Crítica de Arte e da Museologia. É autor do Conceito e da Programação de vários Museus e Comissário ou Curador de grandes Exposições nacionais e internacionais em Portugal, em Espanha, no Brasil e em Macau. Desde os anos de 1980 e até ao presente realiza regularmente visitas guiadas, viagens e ciclos de conferências para o Centro Nacional de Cultura, entre outras entidades nacionais e estrangeiras.

Inscrições abertas, no site do Centro Nacional de Cultura – www.cnc.pt