Agenda

Teatro e Dança
São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Não

Um espetáculo que nasceu a partir de um diálogo entre o encenador Giacomo Scalisi e o escritor Afonso Cruz sobre os livros deste Paz Traz Paz e O Livro do Ano e de alguns textos inéditos que surgiram após trocas de ideias.

Ao meu professor da escola primária que foi a primeira pessoa a dizer-me que devemos defender a liberdade conquistada através da resistência.
Giacomo Scalisi

Fui até às montanhas junto ao mar. Lá em cima, abri a boca para soltar um grito que tinha ficado esquecido.
In O Livro do ano de Afonso Cruz

Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio. NÃO é como um lembrete de coisas importantes, das quais não nos podemos mesmo esquecer. É a história do “sim” que deveria ter sido “não”. Três mulheres fundem-se numa só para nos explicar que os monstros podem mesmo existir – e que ganham forma com as mais pequenas coisas e com os medos mais infundados. Inicialmente, o Instituto das Pessoas Normais defendia que a normalidade vinha da liberdade de cada um ser como é. Ser normal era ser diferente e único. Agora, este Instituto defende que, para evitarmos comportamentos desviantes, devemos todos comportarmo-nos de maneira igual para protegermos as pessoas de bem. O que é, afinal, ser normal? E o que são pessoas de bem? Marcado pelo canto polifónico, NÃO mostra-nos que três vozes diferentes são mais belas que o uníssono, e que a harmonia é possível. “Escolhemos portanto, face à normalidade que nos cerca, o único caminho que nos parece pouco habitual: RESISTIR. É isso”, escreve Giacomo Scalisi.

Local: Sala Mário Viegas

Escolas
13 e 14 janeiro
quinta e sexta, 14h30
Por marcação pelo email maisnovos@teatrosaoluiz.pt

+ Info