No âmago do trabalho operático d’Os Músicos do Tejo – que já deu a conhecer várias óperas portuguesas inéditas ou outras pouco conhecidas – tem estado uma metodologia de trabalho que dá muita importância ao ato teatral. Partindo de uma análise profunda do texto – mesmo daqueles que parecem mais convencionais e formulaicos – procuram-se interpretações que transmitem toda a intensidade das emoções e a complexidade das interações humanas, fugindo de uma estética tecnicista do canto lírico.
Com este mini-curso, pretendemos partilhar este modo de trabalhar com cantores profissionais e estudantes de canto, sob a orientação de dois artistas muito importantes no percurso d’Os Músicos do Tejo, assim como do mundo teatral e operático português: Luísa Cruz e Luís Rodrigues.
O curso terá um máximo de 8 alunos participantes, assim como vagas para alunos ouvintes e irá incidir sobre o aprofundamento da interpretação de árias apresentadas pelos participantes.
Data: 22 e 23 de dezembro, segunda e terça-feira
Horário: Das 10h45 às 13h15 e das 14h30 às 17h00
O trabalho será organizado, nos dois dias, da seguinte forma:
Manhã – sob a orientação de Luísa Cruz, trabalho teatral geral com todos os alunos e trabalho teatral específico com cada aluno em torno da ária (ou árias) preparada(s).
Tarde – sob a orientação de Luís Rodrigues, trabalho operático geral com todos os alunos e trabalho teatral específico com cada aluno em torno da ária (ou árias) preparada(s).
Dirigido a cantores líricos profissionais, estudantes de canto, atores com alguma experiência de cantar e restante público interessado.
Prazo limite para inscrição: 10 de dezembro.
