Agenda

Teatro e Dança
São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Le Présent c’est l’Accident

Peça musical e visual para uma cantora e um músico ou a história de uma canção em construção. Numa espécie de laboratório e no centro de um palco suspenso, um músico esculpe sons, rodeado de teclados eletrónicos, mesas de mistura e outras máquinas.

À distância, uma cantora puxa os fios para ativar mecanismos sonoros suspensos à volta do músico que, aos poucos, vão afirmando a sua autonomia. As palavras são exibidas em rolos de papel… A dupla cria um concerto. Objetos e máquinas sonoras encontram-se nas mãos de artistas que os instrumentalizam à sua maneira. Mas nem sempre corre tudo como se espera… acontecem coisas estranhas e cheias de humor, como uma vassoura que atravessa o palco, produzindo uma série de distúrbios sonoros, um gravador que avança a coxear ou um machado que cai e corta um cabo de alimentação… Mas, afinal, quem está no comando? No cenário incrível imaginado por Jean-Pierre Larroche, o duo de electropop UTO faz-nos descobrir os felizes acidentes que ocorrem entre os motores mecânicos ou eletrónicos e os humanos.

O “realizador de espetáculos” Jean-Pierre Larroche criou a companhia Les Ateliers du Spectacle em 1988. Os seus espetáculos são escritos com os seus desenhos, as suas palavras e os autores que o acompanham. Gosta de puxar muitos fios no palco, usa giz e pincel, brinca com as palavras, mexe com as causas e os seus efeitos, trabalha no palco com máquinas e dispositivos de ação remota. É cenógrafo e trabalha ocasionalmente com outros encenadores ou coreógrafos. Dirige workshops em escolas de arte ou meios escolares e pratica outras atividades como a invenção de um gabinete de curiosidades com Fabienne Yvert ou – com o Groupe n+1 – a criação de um vocabulário matemático impreciso e a realização de improvisação científica. Durante o verão de 2019, trabalhou na transformação de Saint Pardoux, uma vila em Corrèze, num museu efémero. Além de ilustrador, constrói objetos e instalações. É professor na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris. É arquiteto de formação e constrói cabanas muito especiais.

Horários: sábado, 18h e 21h30
Duração 45′
+ INFO