Agenda

Literatura
1 out | 18:30
Livraria Sá da Costa - Galeria
R. Serpa Pinto 19A, 1200-445 Lisboa

Lançamento do primeiro volume de Contracena – cadernos teatrais

Contracena – cadernos teatrais é a coleção de livros que passa agora a acompanhar as produções da Companhia Cegada.

Cada volume parte de um objeto teatral cujas opções de reportório e do processo desenvolvido pela equipa criativa são colocadas em perspetiva, através da análise de artistas e investigadores convidados pelo coordenador editorial Miguel Falcão.

VOLUME I — MEMÓRIA: O estigma do corpo e do retorno, a partir da criação teatral “A gorda”

A versão cénica de A gorda – adaptada por Marta Dias, a partir do romance homónimo de Isabela Figueiredo e levado à cena pela Companhia Cegada em 2026, é o ponto de partida para a discussão, a diferentes vozes, dos estigmas da obesidade e do retorno.

O corpo de Maria Luísa carrega as “cicatrizes coloniais” e o peso de uma adolescência marcada pelo preconceito contra os “retornados”, no Portugal tenso do pós-25 de Abril.

Apesar da gastrectomia feita em adulta, continua a pensar como gorda.

Até que ponto, e com que consequências, o corpo espelha a baixa autoestima, os desgostos afetivos e as ausências?

Em que medida a relação ambivalente dos “retornados” com o passado oscila entre a rejeição da lógica colonialista e a valorização na “metrópole” de prolongamentos simbólicos do “Império”?

Como foi criado este espetáculo e que outras experiências do teatro português têm abordado estas histórias e as suas repercussões nas gerações que as viveram e herdaram?

Este livro reúne entrevistas e ensaios originais, ligados pela ideia de Memória.

LANÇAMENTO
1 de outubro · 18h30
Livraria Sá da Costa (galeria)
Rua Serpa Pinto 19A, Lisboa (Chiado)

Entrada livre sujeita a reserva
926 941 164 | 910 923 397
publico.teiv@gmail.com

Agradecemos a confirmação da sua presença e respetiva reserva através dos contactos acima indicados.