Agenda

Conferências
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

John Henry Newman: A Ideia de Universidade

Como é que se pensa uma universidade de raiz? O modelo universitário clássico continua a fazer sentido dentro dos desenvolvimentos tecnológicos que permitem um acesso generalizado e democratizado à informação e favorecem um certo ‘autodidatismo’?

Para que serve — e para que deve servir — uma universidade? Em A Ideia de uma Universidade, J. H. Newman sugere caminhos de reflexão sobre estas questões, que procuraremos deslindar. A ocasião de fundar uma universidade católica em Dublin foi a ocasião que suscitou a escrita dos ensaios que compõem os dois volumes da obra, mas a verdade é não é possível compreender a vida e percurso intelectual e mesmo espiritual de Newman sem ter a universidade e a educação no centro. Retomando alguns excertos, vemos como o pensamento de Newman permanece uma provocação atual para as discussões que que ainda hoje existem sobre a relação entre a universidade e a sociedade e sobre a natureza e importância dos estudos liberais.

Joana Corrêa Monteiro
Professora auxiliar convidada de Ética na Nova SBE e na UCP-FM, investigadora integrada no CEAUL. Doutorada em Teoria da Literatura (Universidade de Lisboa, 2016), tem trabalhado nas áreas da ética, da filosofia, estudos literários e educação e está atualmente a desenvolver um projeto na área da formação inicial de professores. Foi professora de Filosofia no Ensino Secundário durante 10 anos.

Seminário Pensar a Educação

O que é educar alguém? Como se educa? Para que é que se educa? Que lugar tem a educação na cultura e que lugar tem a cultura na educação? Estas são as perguntas centrais que conduzem este seminário em que se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros. Através destes encontros, pretende-se abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos. Uma oportunidade para os participantes não só se familiarizarem com várias possibilidades de leitura do desafio educativo como também para enfrentar as suas grandes questões e analisar criticamente as respostas que foram sendo encontradas. Recomenda-se a leitura prévia dos textos de cada sessão, que serão disponibilizados aos participantes.

Coordenação científica: Joana Corrêa Monteiro (Nova SBE + FLUL, APECEF), Simão Lucas Pires (Nova FCSH, APECEF), Vasco Cordovil Cardoso (Nova FCSH), José Leitão (APECEF)

Duração: 1h30
+ INFO