Agenda

Encontros
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

Figuras Femininas na Bíblia

Com a Ir. Luísa Almendra, o P. Vasco Pinto de Magalhães SJ e o P. João Norton SJ., na Brotéria 

As mulheres representadas na Bíblia são pouco conhecidas e pouco interpretadas. Contudo, são também capazes de responder a situações da vida contemporânea e inspirar dimensões da fé e da espiritualidade cristã de grande atualidade. Entre setembro e novembro revisitamos seis destas figuras bíblicas femininas nas Manhãs de Espiritualidade na Brotéria. Em cada sessão um tempo de apresentação, um momento de silêncio ou conversa e um espaço final de diálogo. Com a Ir. Luísa Almendra, o P. Vasco Pinto de Magalhães SJ e o P. João Norton SJ.

PROGRAMA

1 OUT
SARA E AGAR
Mães das nações, ou da descendência de Abraão.
Sara, a estéril, que inaugura a genealogia de Jesus.
Agar, a nómada, na origem dos Ismaelitas.
“Sara riu-se consigo mesma” e deu à luz Isaac que significa “aquele que ri”. (Gen 18, 21)
Com: P. João SJ

15 OUT
RUTE E NOEMI
Rute, nora de Noemi, a fé duma estrangeira na genealogia de Jesus
“Não insistas para que te deixe, pois onde tu fores, eu irei contigo
e onde pernoitares, aí ficarei; o teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus.” (Rt 1,16)
Com: Ir. Luísa

29 OUT
JUDITE E ESTER
Judite, viúva inteligente e corajosa, libertadora da cidade sitiada.
“Senhor, favorece a obra das minhas mãos para a glorificação de Jerusalém.” Jt 13,4
Ester, bela e piedosa rainha que evita a expulsão dos judeus da cidade de Susa.
Meu Deus, meu único rei, assiste-me no meu desamparo, pois não tenho outro socorro senão Vós, porque o perigo é iminente.” (Est 4, 17)
Com: Ir. Luísa

12 NOV
SAMARITANA
Samaritana, o diálogo da conversão à beira do poço no Evangelho de São João.
“Ele disse-me tudo o que eu fiz.” (Jo 4, 39)
Com: P. Vasco SJ

26 NOV
MADALENA
Madalena, aquela que amava Jesus.
“Levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram” (Jo 20, 13)
Com: P. Vasco SJ

3 DEZ
LÍDIA, PRISCILA E FEBE
Lídia, Priscila e Febe, a mulheres da Igreja nascente e colaboradoras do Apóstolo Paulo.
Lídia: “Se me considerais fiel ao Senhor, vinde ficar a minha casa.” (Act 16, 14)
Com: P. João SJ

Ir. Luísa Almendra
Professora auxiliar da Faculdade de Teologia. Leciona Teologia Bíblica; áreas de Antigo e Novo Testamento; e ainda Línguas Bíblicas (Hebraico). É doutorada em Teologia Bíblica pela UCP; na área dos Escritos Sapienciais, com uma especialização focalizada no Livro de Job. É membro do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e da Associação Bíblica Portuguesa (ABP). É membro ativo da Society for the Study of Biblical and Semitic Rhetoric, da Association Catholique Française pour l’Étude de la Bible e da Society of Biblical Literature, Associações onde tem apresentado os resultados mais significativos das suas áreas principais de investigação: A Sabedoria de Israel (Livro de Job) e a Análise Retórica Bíblica Semítica. Atualmente é membro da Direção da Faculdade de Teologia, como coordenadora do Mestrado Integrado em Teologia e das Relações Internacionais. Colabora a nível de lecionação com a Universidade Católica de Pernambuco e com o Instituto Católico de Toulouse. Está a participar no projeto de tradução da Bíblia, encetado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na qualidade de tradutora e como membro da subcomissão de revisão final dos Livros do Antigo Testamento.

P. Vasco Pinto de Magalhães SJ
Nasceu em Lisboa em 1941. Entrou na Companhia de Jesus em 1965. O seu percurso entrecruza a pastoral universitária, em Coimbra, Porto e Lisboa, o acompanhamento espiritual e a orientação de Exercícios Espirituais. Foi cofundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área de reflexão e debate. É autor de numerosas obras de espiritualidade e formação cristã.

P. João Norton de Matos SJ
Padre jesuíta, é licenciado em arquitetura. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em estética e filosofia da arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese intitulada A crise moderna da arte sacra. É atualmente Assistente Convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e colabora na comunidade da Brotéria.