Agenda

Encontros
Casa do Brasil de Lisboa
R. Luz Soriano 42, 1200-248 Lisboa

EU QUERO VER Quando ZUMBI Chegar! Semana da Consciência Negra.

Dia 20 de Novembro, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil. Essa data foi instituída oficialmente pela lei nº 12.529, de 10 de novembro de 2011, dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695.

O Dia Nacional da Consciência Negra é, portanto, resultante da reivindicação de um símbolo histórico (Zumbi), o que nos faz realmente sentido. Essa reivindicação iniciou-se na década de 1970, quando o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em congresso realizado em 1978, elegeu a figura de Zumbi como símbolo da luta e resistência dos escravos negros no Brasil durante o período de mais de 300 anos em que vigorou o sistema escravocrata.

Esse ano completa 324 anos na morte de Zumbi, ele e outros símbolos de resistência serão discutidas por nós, lutaram e morreram em prol da liberdade, por igualdade de direitos e um país livre do racismo e suas mais variadas violências. Zumbi é revolucionário, é o resgate de uma história ignorada, é invocar a força de nossa ancestralidade.

O Papo Preta propõe uma atividade para o dia 23 de Novembro de 2019 em parceria com a Casa do Brasil de Lisboa, com a Plataforma Geni e a Companhia de Dança Agadá. Consideramos essa instituição um espaço de aquilombamento, um lugar democrático que vêm acolhendo e promovendo diferentes discussões, principalmente pautas tão importantes para a diáspora brasileira. Para compor a atividade convidamos também alguns outros parceiros, a Plataforma Geni e a Companhia de Dança Agadá. A programação será composta por mesas de debates com convidados e uma performance artística. As mesas terão diferentes eixos de discussão.

O Papo Preta é um projeto voltado para o bem-estar da comunidade negra. Fundado em 2016, utilizamos a psicologia como uma ferramenta poderosa para dar conta de peculiaridades nas diferentes vivências de pessoas negras. Entendemos o espaço terapêutico como um lugar seguro, de acolhimento e, além disso, um espaço político com várias possibilidades e nuances. São esses alguns facilitadores para a construção de estratégias de enfrentamento contra o racismo e discriminações, o fortalecimento da autoestima e o empoderamento da comunidade negra.

O projeto aposta em promoção de diálogos, fóruns de discussão e psico educação. A psicologia a serviço da sociedade e rompendo as barreiras da clínica tradicional e da academia.

PROGRAMAÇÃO

15:00 – ABERTURA – Companhia de Dança Contemporânea Agadá
15:30 –( Mesa 1) “Eu quero ver quando Zumbi chegar!”: quilombo, movimento negro/antirracista e historicidade.
17:00 –( Mesa 2) “Jangujagun obirin dudu”: Mulheres negras e resistência
18:30 – (Mesa 3 ) “Asiko yi ati awon igba kan”. Ancestralidade, Transgeracionalidade e Transmissão Psíquica.

20:00 – ENCERRAMENTO