Agenda

Exposições
14 fev a 5 abr 2020
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado
R. Serpa Pinto 4, 1200-444 Lisboa

“Encontro às Cegas” de Pedro Gomes

A exposição conta com a apresentação de duas séries inéditas de desenhos, realizadas em 2019 e 2020, dando continuidade aos desenhos apresentados pelo artista nas últimas exposições nas galerias Appleton Square, Galeria Diferença e Galeria Presença.

Pedro Gomes (1972, Moçambique) traz ao Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) a exposição individual e antológica de desenho, Encontro às Cegas.

Apresentando cerca de duas dezenas de trabalhos, de um percurso consistente de 25 anos de criação, Pedro Gomes propõe, em Encontro às Cegas, um pertinente debate sobre o desenho e as imagens que nos rodeiam. Refletindo sobre uma sociedade em que o excesso é norma e em que a urgência de criar imagens parece inesgotável e sem critério, Pedro Gomes questiona o que considera um caminho para a desumanização, no qual as imagens vivem um ciclo autofágico, sem capacidade real de comunicação, promovendo a incomunicabilidade. As obras escolhidas para esta exposição projetam, criticamente, um desenho assente em pressupostos reais, a partir dos quais o artista tenta resgatar a sensibilidade e reencontrar a emocionalidade perdida.

No decorrer da exposição será publicado um catálogo com imagens das obras e da exposição, além de uma entrevista ao artista por Emília Ferreira e de um texto antológico por Hugo Dinis.