Explorando o conceito de memória fictícia, reflete-se sobre os lugares físicos e da crença. Que lugares são estes que tanto nos moem quanto nos acariciam com as mais contundentes paisagens?, serão os lugares sempre sagrados e os ritos promíscuos e devassadores?, que peregrinação se converte numa selvagem romaria?
Almeja-se uma viagem entre existência e essência, onde o corpo e o intelecto se permitam encontrar no absurdo da vivência, nos meandros da loucura, da solidão e do sofrimento, numa profunda reflexão sobre a liberdade e a melancolia, com inspiração no teatro de Artaud e de Grotowski.
A partir de “A Náusea” de Jean-Paul Sartre, dos ensaios de Vergílio Ferreira, e da estética dramatúrgica de César Monteiro, Pedro Costa e Canijo, propõe-se um itinerário intenso, sensorial e emocional, em dilatação no tempo, uma reflexão por via da contemplação do belo, do grotesco e da violência contemporânea.
Datas e horários:
13 de dezembro – 15h00 às 22h55
14 de dezembro – 16h00 às 19h55
Classificação etária:
A classificar pela CCE (M/16)
Nota ao espectador:
As sessões de dia 13 e 14 são diferentes.
No sábado, dia 13, a sessão começa às 15h e termina às 22h55, com a duração total de 7h55min.
A sessão de dia 13 tem duas partes: performance + espetáculo. Das 15h às 18h55, o público pode entrar e sair a qualquer momento e circular pelo espaço. Das 18h55 até ao final é uma sessão contínua, e há um momento, a meio da sessão, em que o público pode fazer uma pausa, mas o espetáculo não pára.
No domingo, dia 14, a sessão começa às 16h e termina às 19h55, com duração total de 3h55min. Há um momento na sessão em que o público pode fazer uma pausa, mas o espetáculo não pára.
Pesquisa e Direção Artística: Miguel Ferrão Lopes
Co-criação e Interpretação: Carla Madeira, Gustavo Antunes, Julian Sanchez, Miguel Ferrão Lopes
Composição Musical: Fábio Musqueira, Afonso Gaspar
Acompanhamento Dramatúrgico e Folha de Sala: António Figueiredo Marques
Apoio Dramatúrgico e Movimento: Mariana Tengner Barros, Vânia Rovisco
Registo Fotográfico e Audiovisual: Guilherme Gouveia
Desenho de Luz e Apoio Técnico: Sebastião Pinto – Paleta Itinerante
Gestão do Projeto, Produção e Grafismo: Miguel Ferrão Lopes
Comunicação, Apoio na Produção e Registo: Teresa Baptista
Gestão Financeira: Maria Paula
Apoio Financeiro: Fundação GDA, República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto | DGARTES – Direção Geral das Artes
Co-Produção: Fábrica da Criatividade | Cine-Teatro Avenida – Câmara Municipal de Castelo Branco, Teatro Municipal da Covilhã – Câmara Municipal da Covilhã
Apoios e Residências Artísticas: AADK Portugal – Actual Arquitectura da Cultura, A Bela Associação, Companhia Olga Roriz, Fábrica da Criatividade, Jardins do Bombarda – Largo Residências, Polo Cultural Gaivotas – Câmara Municipal de Lisboa
Acolhimento: Fábrica da Criatividade, Teatro do Bairro | Ar de Filmes, Teatro Municipal da Covilhã