Conferência
Da Igreja de São Roque à dos Paulistas da Serra D’Ossa: a presença da talha dourada nas igrejas barrocas entre o Chiado e o Bairro Alto
por Sílvia Ferreira
Sinopse
«A presença da talha dourada barroca nas igrejas do Chiado e seu entorno foi uma constante até ao grande terramoto de 1755, afirmando-as como lugares únicos de devoção e assombro. Área geográfica estratégica, pelo posicionamento das suas artérias, que conduziam a pontos nevrálgicos da cidade, o Chiado foi palco de grande confluência de gentes e eventos festivos, vivendo também da forte presença de palácios, conventos e igrejas, com ligação privilegiada ao Bairro Alto. Toda esta envolvente viu surgir imponentes construções de casas religiosas, nas quais a arte da talha teve a sua maior expressão e impacto. De umas restam-nos apenas as memórias documentais da sua presença, tais como as do Convento do Carmo, ou de São Francisco da Cidade, enquanto que de outras podemos ainda admirar e conhecer o seu magnífico recheio. Nesta comunicação propõe-se um itinerário que, de forma panorâmica e integrada, apresentará as memórias dos desaparecimentos e a leitura das que, sobrevivendo aos cataclismos, surgem como os últimos traços de uma época marcante que urge (re)descobrir e posicionar no contexto contemporâneo..».
Sílvia Ferreira é licenciada em Filosofia, mestre em História da Arte e doutora em História (especialidade Arte, Património e Restauro) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese intitulada: A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os artistas e as obras (2009). É membro do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em dois grupos de investigação: “Lisbon Studies” e “Pre-Modern Visual and Material Cultures”, tendo sido coordenadora científica deste último entre 2023-2025. Ao longo do seu percurso académico tem-se dedicado ao estudo e divulgação da arte da talha barroca, com enfoque nas obras, seus encomendadores e artistas. Tem participado e organizado vários congressos e outros encontros científicos, sendo autora e coordenadora de textos e livros sobre a arte e cultura dos séculos XVII e XVIII, em Portugal.