Agenda

Literatura
Online

Conversa: “África Minha” de Karen Blixen

Se gosta de ler e de livros, esta é uma excelente oportunidade para partilhar as suas experiências de leitura. “África Minha” de Karen Blixen é o livro de novembro no Clube de Leitura do Museu da Farmácia.

28 de novembro, domingo, a partir das 21h30, junte-se online a uma conversa informal com a jornalista Ana Sousa Dias a propósito de “África Minha”, de Karen Blixen.

Aceda aqui: https://us06web.zoom.us/j/83336902134
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/306903237941209
https://www.facebook.com/groups/ClubedeLeituradoMuseudaFarmacia/
Informações: museudafarmacia@anf.pt
Esta iniciativa conta com o apoio do PNL 2027.

«Karen Blixen compreendeu e interiorizou o ritmo de África. (…) Revelou um universo de emoções, cheiros e cores exaltantes numa obra intemporal sobre o amor, a resiliência, a alegria do acolhimento e o espírito de aventura.» Laurinda Alves in Prefácio

Em 1914, Karen Blixen chegou ao Quénia com o marido para gerir uma plantação de café. Imediatamente conquistada pelo mágico local, Karen Blixen passou aí os anos mais felizes da sua vida, até ao colapso da plantação. Foi então forçada a regressar à terra natal, a Dinamarca, onde escreveu “África Minha”. No livro, Blixen despede-se, de forma comovente, da adorada terra e revela a sua profunda amizade pelas paisagens, pelas pessoas, pelos animais – e por Denys Finch-Hatton.

Ana Sousa Dias (Lisboa, 1956).
Iniciou a sua carreira de jornalista em 1975, tendo exercido a sua profissão na Vida Rural, Diário de Notícias, O Diário, Expresso, Público e Lusa. Estreou-se na televisão, na RTP-2, com o programa de entrevistas “Por Outro Lado” (recebeu o Grande Prémio Gazeta 2003, organizado pelo Clube de Jornalistas). Apresentou em 2007 a série “O Meu Bairro”. Realiza também entrevistas na Antena 1. Em Março de 2017, sendo redatora principal do jornal Diário de Notícias, foi nomeada curadora do Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa, antigo Prémio Portugal Telecom de Literatura. Foi indigitada, ao lado de Graça Franco, para Provedora do Telespectador pelo Conselho da Administração da RTP em 2021.