Exposição patente ao público no Espaço Santa Catarina, de 8 a 22 de outubro.
Horário: segunda a sexta, das 14h00 às 20h00
Entrada Gratuita
Nas histórias oficiais, há silêncios que ecoam. Entre eles, a ausência da memória de pessoas negras LGBTQIA+ que, mesmo sob o peso da ditadura portuguesa, ousaram existir, resistir e sonhar com a liberdade. A sua presença invisibilizada, foi também força, coragem e contribuição viva para a luta coletiva. Não se pode apagar o que ajudou a erguer o 25 de Abril.
Nesta exposição, o Coletivo Afrontosas apresenta o resultado final do projeto Cadê Elas? a partir do exercício de criação de novos relatos sobre o 25 de Abril. Dados históricos e a foto-performance servem como instrumentos para recontar, reinventar e iluminar.
“Cadê Elas? Pessoas Negras LGBTQIA+ e Ditadura Portuguesa” é um dos projetos apoiados pela edição de 2024-25 do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
Realização: Coletivo Afrontosas
Financiamento: ENAR, DgArtes – República Portuguesa / Cultura
Parceiros de Comunicação: Buala, Bantumen, Afrolink
Apoio: Museu do Aljube, Goethe-Institut Lisboa, Biblioteca de Belém, Junta de Freguesia da Misericórdia, Associação Zeca Afonso, Buala, Bantumen, Gerador e Damas