Maria Flávia de Monsaraz (1935-2019) formou-se em Escultura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou na Escola Superior de Artes Decorativas, em Paris, tendo introduzido em Portugal um novo tipo de tapeçaria, a “Nova Tapeçaria”. A partir dos anos 70, começou a interessar-se por Astrologia, tendo fundado, em 1987, o Quiron – Centro Português de Astrologia onde, durante 3 décadas, ensinou e divulgou esta disciplina.
A celebração do seu 90.º aniversário no Centro Nacional de Cultura (CNC) deve-se ao facto de ter sido Alberto Vaz da Silva, figura marcante na história desta casa, a iniciá-la na Astrologia, apresentando-a ao pensamento e obra de Dane Rudhyar (1895-1985), que viria a ser a sua principal referência nesse âmbito. Moradora no Chiado, numa casa apalaçada em que Eça de Queirós, amigo do seu pai, o conde de Monsaraz, deu morada ao literário conselheiro Acácio, Maria Flávia frequentava, desde jovem, as sessões culturais do CNC. Pela sua escola, sediada entre 1997 e 2015 na sua casa, passaram milhares de alunos.
Nesta celebração, organizada e moderada por João Moreira dos Santos, participam como oradores convidados Conceição Pinho, José Augusto, Luís Resina e Sofia Moraes. Será exibido um documentário da autoria de João Moreira dos Santos, realizado por Fernando Mendes, que evoca o pioneirismo da homenageada. O programa inclui ainda dois momentos musicais, a cargo de Helena Carvalho Pereira (soprano lírica) e Sofia Hoffmann (sitar).
A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail crgomes@cnc.pt
Este evento integra a programação da iniciativa Cultura no Chiado, organizada pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.