Agenda

Música
Online

Teatro Nacional de São Carlos em casa

É com um recital de canto e piano, a partir da obra de Fernando Lopes-Graça, e com um concerto para famílias intitulado Entrudo o Vento Levou que iniciamos o mês de março.

Em março retomamos a programação que ficou suspensa e apresentamos espetáculos da Temporada 2020-21 em estreia.

Mantemos os dias e horas de transmissão: sextas-feiras às 21h e domingos às 16h.

À exceção dos concertos para famílias, que se mantêm de acesso livre, os espetáculos passam a poder ser visualizados mediante o pagamento de um bilhete no valor de 3€, que pode ser adquirido em www.tnsc.bol.pt/.

Na sexta-feira, dia 5, às 21h, apresentamos um Recital de Canto e Piano, cujo programa se centra no compositor Fernando Lopes-Graça. Interpretam Susana Gaspar (soprano) e Nuno Vieira de Almeida (piano).

Lopes-Graça musicou um universo poético português que se estende das Cantigas de Amigo a Saramago e inclui Antero, Pessoa, Régio, Cesariny, Sophia, Garrett, Botto, Nobre, Bocage e muitos outros. O presente recital dar-nos-á apenas breve reflexo desse entusiasmo com as obras de Eugénio de Andrade e de Camões.

Do primeiro, o ciclo Mar de Setembro, cuja primeira audição integral se deu em 1964 com o autor ao piano e com um cantor ligado à história de São Carlos, o tenor Fernando Serafim. Camões foi também poderosa paixão e poucas dúvidas há de que as mais belas e profundas versões musicais dos seus textos se encontram nos muitos ciclos que Lopes-Graça lhe dedicou.

Saindo da língua portuguesa, o nosso compositor não descurou outros grandes poetas (Tagore, Ronsard, Aragon, entre outros), mas o seu profundo apego à cultura popular de todos os povos ficou bem provado nos numerosos ciclos que deixou dedicados às canções tradicionais francesas, inglesas, gregas, russas, checas, eslovacas, negro-american, húngaras.

No domingo, dia 7 de março, às 16h, a proposta é distinta e passa pelo convite para que os mais novos se juntem para saber porque é que Entrudo o Vento Levou. O Concerto para Famílias é da autoria de Mário João Alves, partir do ciclo As Canções do Mr. Bleu, de Rosenthal.

Duas irmãs saem de casa depois da Grande Tempestade ter passado pela sua quinta e deparam-se com o mundo do avesso. O quintal, as árvores, o galinheiro, a pocilga, estão cobertos de pedaços de objetos arrastados pelo vento: papéis, vassouras, jornais, sacos, baldes, remos, relógios de sala…

O que fariam se uma tempestade viesse despentear a vossa quinta?

Em vez de se renderem à tristeza, as raparigas resolvem arregaçar as mangas e a imaginação e criar histórias a partir desses objetos. No final do dia, quando voltar o som dos grilos, já toda a quinta estará quase como no dia anterior, antes da tempestade.

Mas a pergunta fica no ar: será que é melhor assim ou… vamos despentear tudo outra vez? 

Fichas Artísticas 

Recital de Canto e Piano
Sexta-feira, 5 de março, às 21h
 

Susana Gaspar, Soprano Nuno Vieira de Almeida, Piano 

Fernando Lopes-Graça Mar de Setembro LG 225 (Op. 109)

[Homenagem a Debussy — ciclo de canções sobre poemas de Eugénio de Andrade — versão original de 1961/62]

1. Mar de Setembro
2. Canção com gaivotas de Bermeo
3. Canção escrita nas areias de Laga
4. Litania com o teu rosto
5. Um nome
6. Que diremos ainda?

Dos Três sonetos de Luís Vaz de Camões LG 168
1. Sete anos de pastor
2. Alma minha gentil
Das Sept Vieilles Chansons Grecques LG 185

1. L’agnelet (chant du berger)
3. Pentozali
Das Dix Chansons Populaires Tchèques et Slovaques LG 192 9. Les fillettes
7. Un fusilier d’ la garde
4. L’oiseau planait
10. Hop, hei 

Bilhetes (3€): Tnsc.bol.pt  

Concerto para Famílias

Domingo, 7 de março, às 16h
ENTRUDO O VENTO LEVOU A partir do ciclo As Canções do Mr. Bleu, de Manuel Rosenthal 

Mário João Alves, Criação e Texto
Luís Rodrigues, Textos em português
Cecília Rodrigues, Soprano
Paulina Sá Machado, Soprano
Mário João Alves, Tenor
João Paulo Santos, Piano 

Acesso livre: Youtube.com/saocarlos