Agenda

Conferências
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

Seminário | A perseguição aos cristãos no Japão Tokugawa

Nesta sessão vamos analisar a vasta produção tipográfica de textos, maioritariamente redigidos no Japão, a circular impressos na Europa Católica na primeira metade do século XVII.

No ano de 1614 o Cristianismo era proibido no Japão. A doutrina católica e a presença dos missionários colidiam com a nova ordem, centralizadora e de cariz autoritário, que o regime Tokugawa procurava estabelecer. A persistência dos missionários no território, e a dos japoneses convertidos na fé, levou por isso a práticas anti-cristãs, primeiro ao assédio, depois à perseguição e execução ou apostasia, acontecimentos que tiveram repercussão na Europa de Seiscentos.

Nesta sessão vamos analisar a vasta produção tipográfica de textos, maioritariamente redigidos no Japão, a circular impressos na Europa Católica na primeira metade do século XVII. Esses textos informavam sobre uma Igreja que se tornara clandestina, e davam testemunho, a uma Europa mergulhada na cisão religiosa, de uma tragédia mais gloriosa que dolorosa. A análise do discurso e do contexto da atividade tipográfica remete, porém, para outros interesses e propósitos.

Ana Fernandes Pinto
Doutorada em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e Investigadora Integrada no CHAM – Centro de Humanidades da NOVA/FCSH. Professora no mestrado em História do Império Português, e diretora do Bulletin of Portuguese and Japanese Studies (CHAM).

Inscrições gratuitas, abertas a 20 participantes.
www.broteria.org