Agenda

Música
Online

Requiem de Carrapatoso e Camões em fim-de-semana de Páscoa

Na sexta-feira, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos regressa aos concertos para interpretar o luminoso Requiem à Memória de Passos Manuel, em concerto para barítono, coro e orquestra, sob direção de João Paulo Santos.

No domingo, o ciclo Um Cancioneiro Português traz-nos um programa a partir da poesia de Camões, pelas vozes de Paulina Sá Machado e André Henriques. Concertos para ver em tnsc.bol.pt/live.

Na sexta-feira, dia 2, às 21h, apresentamos Requiem à Memória de Passos Manuel, de Eurico Carrapatoso, interpretado por João Merino (barítono), o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de João Paulo Santos.

Requiem a? Memo?ria de Passos Manuel de Eurico Carrapatoso resulta de uma encomenda da Fundação Passos Canavarro, no âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Passos Manuel.

Foi estreado em 2006, em Santarém, pelo maestro João Paulo Santos, que volta a assegurar a direção musical da obra.

Contrasta com a maioria dos Requiem, ao incorporar no final uma luminosa secc?a?o intitulada «Regio?es ideais», com texto de Almeida Garrett.

Uma visão inspiradora, de calma olímpica, uma sensação helénica de estar foi como Eurico Carrapatoso classifica a vista sobre o Tejo e a lezíria desde a Casa da Alcáçova, em Santarém.

A obra foi editada em 2008, a partir da gravação ao vivo na Casa da Música.

No domingo, dia 4, às 16h, voltamos ao ciclo Um Cancioneiro Português – um caminho entre a poesia e a música.

O recital que vai reunir Paulina Sá Machado (soprano), André Henriques (barítono) e João Paulo Santos (piano) propõe-nos a audição de algumas das mais belas canções portuguesas sobre textos do poeta Luís Vaz de Camões.

Será uma variadíssima viagem músico-poética, um quase exaustivo Cancioneiro Musical Camoniano. Nele, vão ser apresentadas obras dos maiores compositores portugueses que se comoveram com a poesia de Camões. Oportunidade até para constatarmos como um mesmo poema pode fazer vibrar cordas tão distintas, como será o caso do soneto A formosura desta fresca serra, que ouviremos musicalmente traduzido por Luís de Freitas Branco e Frederico de Freitas.

Fichas Artísticas

Concerto de Câmara
Sexta-feira, 2 de abril, às 21h
REQUIEM À MEMÓRIA DE PASSOS MANUEL
, OP. 48, de Eurico Carrapatoso

João Merino, Barítono 
João Paulo Santos, Direção Musical 
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa

Recital de Canto e Piano
Domingo, 4 de abril, às 16h
Transmissão na sala virtual TNSC em tnsc.bol.pt/live
Um Cancioneiro Português – Um caminho entre a poesia e a música
Luís Vaz de Camões

Paulina Sá Machado, Soprano
André Henriques, Barítono
João Paulo Santos, Piano

Bilhetes (3€): Tnsc.bol.pt