Arte no Chiado — Ciclo Arte na Benard!
Tema: Fado Navegado: da Caravela a Macau
Com: António Pinto Basto e José Alarcão Troni
O Fado, expressão maior da alma portuguesa, nasce da saudade, das partidas e dos regressos. Macau, durante séculos, foi o destino mais distante das naus, ponto de encontro entre línguas, culturas e sensibilidades. Assim, este encontro propõe cruzar a voz do Fado com a memória e a realidade de Macau, explorando a sua universalidade e o diálogo cultural que ali floresceu.
José Augusto Perestrello de Alarcão Troni foi Secretário-Adjunto do último Governador de Macau, responsável pelos Assuntos Sociais e Orçamento no Governo de Macau. É Presidente da INATEL, Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo, e foi Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Membro da Academia Portuguesa da História, leciona atualmente na Universidade Autónoma de Lisboa.
O Ciclo Arte na Benard, durante a semana Cultural No Chiado, celebra o diálogo entre tradição e criação contemporânea, num dos espaços mais emblemáticos de Lisboa — a histórica Pastelaria Benard.
Recentemente, a iniciativa contou com um encontro entre amigos e amantes da arte, com Eduardo Rosa Silva, que integrou o Conselho da Fundação EDP na área da Cultura e das Artes, junto à pintura “Cerco de Lisboa, 1147” de Maria Sobral Mendonça, simbolizando o espírito deste ciclo — unir gerações e cruzar linguagens, da pintura à música, da história à contemporaneidade.
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Media Partner: Revista Estado Com Arte Magazine
Apoio: Vinhos Monte da Aferrada