Na sexta-feira, dia 26, às 21h, apresentamos As Quatro Estações de Antonio Vivaldi e Las Cuatro Estaciones Porteñas de Astor Piazzolla, na conhecida revisão para violino e orquestra de cordas terminada em 1998 pelo compositor russo Leonid Desyatnikov.
O programa desta sexta-feira espelha o fascínio que os compositores sempre sentiram relativamente ao desenrolar das quatro estações do ano, que refletem na Natureza a evolução da nossa própria existência. Haydn, Glazunov, Tchaikovsky, Verdi, entre muitos outros, deixaram obras que têm as quatro estações do ano como referência imediata.
Talvez a mais popular de entre todas as visões musicais continue a ser a partitura de Antonio Vivaldi que abre este programa. Escrito na primeira metade do século XVIII, exemplo raro de música «programática» do compositor, que inscreveu ao longo da partitura indicações como «canção do pássaro», para os três solos de violino na «primavera», ou «bêbado», durante o primeiro andamento do «outono», este célebre conjunto permanece como uma das mais amadas obras do compositor italiano e um marco na história da música barroca.
Saltaremos depois de século e de continente para atracarmos na Argentina da segunda metade do século XX com a obra Cuatro Estaciones Porteñas de Astor Piazzolla, que reuniu um conjunto de tangos escritos autonomamente entre 1965 e 1970.
Esta imperdível viagem entre Itália e Argentina será conduzida pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e terá ao leme o violino de Ana Pereira.
No domingo, dia 28, às 16h, voltamos aos concertos para famílias, agora com a estreia de Naturlaut – O Pássaro e o Fogo, da autoria de Duncan Fox.
Sobre os compassos iniciais da sua primeira sinfonia, Gustav Mahler escreveu a frase «Wie ein Naturlaut» — «Como um som da natureza». Recorrendo aos Naturlauten de Mahler, vamos narrar um conto tradicional do Equador. Trata-se da história de uma bela floresta onde vive um pequeno pássaro. Este corajoso pássaro vai ser uma fonte de inspiração para os outros habitantes da floresta e para todos nós também!
Para nos acompanhar nesta aventura, contaremos com as maravilhosas melodias de Mahler, tocadas por um ensemble de instrumentistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa, e com os desenhos de uma equipa de jovens artistas da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, de Entrecampos.
Estes dois concertos estão integrados na temporada 2020-21, foram gravados neste mês de março para efeitos de transmissão online e serão agora apresentados pela primeira vez.
Fichas Artísticas
Concerto de Câmara
Sexta-feira, 26 de março, às 21h
Transmissão na sala virtual TNSC em tnsc.bol.pt/live
Ana Pereira, Violino e Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Antonio Vivaldi, As Quatro Estações, para violino solo, cravo e cordas Astor Piazzolla (arr. Leonid Desyatnikov), Las Cuatro Estaciones Porteñas, para violino solo e cordas
Bilhetes (3€): Tnsc.bol.pt
Concerto para Famílias
Domingo, 28 de março, às 16h
Acesso livre, através de www.youtube.com/saocarlos
«NATURLAUT» — O PÁSSARO E O FOGO com música de Gustav Mahler
Duncan Fox, Autoria Joana Veiga, Narração
Elias Jerebtsov, Vídeo
Carolina Matos, Violoncelo Duncan Fox, Contrabaixo Anabela Malarranha, Flauta Pedro Monteiro, Trompete Joana David, Piano
Ilustrações dos Alunos da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida