Agenda

Infantil
7 mar a 16 mai 2026
Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

Oficina do Carmo

Atividades de Arqueologia Experimental.

A Associação dos Arqueólogos Portugueses e a Pre & Historic Skills convidam todos os interessados a fazer uma nova viagem didática pelas coleções do Museu Arqueológico do Carmo (MAC), recriando e reproduzindo alguns dos principais artefactos e atividades do quotidiano das populações da Pré-História até aos dias de hoje. 

Representação da Figura Humana – Em Madeira | 7 de março
A madeira é uma matéria essencial na arte e na vida quotidiana das comunidades humanas. Nesta sessão, e com os exemplares expostos no MAC como inspiração e no património associado, ir-se-á explorar técnicas de entalhe em madeira, recriando representações humanas que evocam a dimensão simbólica e artística deste material orgânico.

Mosaicos romanos | 11 de abril
Nesta oficina, ter-se-á a oportunidade de conhecer todo o processo de produção de um mosaico romano. Partindo do fabrico das tesselas, passando pela confeção das argamassas até à conceção e montagem do desenho.

Peças em Couro | 16 de maio
Esta oficina mostra como o couro foi usado, ao longo da História da Humanidade, para fabrico de diferentes tipos de peças. O trabalho passará por testar técnicas de corte, moldagem, incisão e estampagem, criando pequenos objetos como bolsas, pulseiras ou capas de livros.

Idade mínima aconselhável dos participantes – 8 anos.
Duas sessões: Manhã: 10.30 – 13 | Tarde: 15 – 17.30

Para mais informações e inscrições em: cesar.neves@arqueologos.pt

Site oficial