Ciclo de Filmes sobre Migração e Exílio

O Ciclo de Filmes sobre Migração e Exílio do CINECLUBE da Casa do Brasil de Lisboa, e conta com a Curadoria e Programação de Lídia Ars Mello, a realizar-se ONLINE em maio 2020.

PROGRAMAÇÃO
aos sábados 2, 16, 23 e 30 de MAIO 2020 as 17h (BR) e 21h (PT)
Criaremos a “sala de vídeo” aqui nas devidas datas programadas na hora das exibições

02 de maio
Filme ficcional “Alda e Maria: por aqui tudo bem” (2011)
de Pocas Pascoal (de Angola, vive hoje em Lisboa). 96 min
SINOPSE: No fim do verão de 1980, Alda e Maria, duas irmãs de 16 e 17 anos, chegam a Lisboa para fugir da guerra civil em Angola. Entregues a si próprias, terão de aprender a sobreviver numa cidade estrangeira. Quando os problemas delas se tornam quase insuperáveis, chega uma terrível notícia. Paradoxalmente, é essa notícia aterradora que lhes dá a força para decidir os seus próprios destinos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NGg7vfJswB0

17 de maio
Filme ficcional “Estive em Lisboa e lembrei de você” (2016)
de José Barahona (cineasta português/Lisboa). 94min.
SINOPSE: O filme aborda a vida de Sérgio, um brasileiro que vê sem a mulher, sem o filho e sem trabalho, não encontrando saída no Brasil decide emigrar para Portugal. Ele chega a Lisboa em busca de oportunidades de trabalho e com esperança de uma vida melhor. Mas o que vai encontrar é algo muito diferente do idealizado. Longe da família e do país nasceu, vai ter de enfrentar a solidão, o desprezo e a estranheza de um povo diferente do seu.
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=K4VsSbIwxik

23 de maio
Filme ficcional “Viagem a Portugal” (2011)
de Sérgio Tréfaut (realizador brasileiro/português/francês). 75 min
SINOPSE: Maria chega no aeroporto de Faro, em Portugal, com um visto de turismo. Entre todos os passageiros, ela é a única a ser detida e interrogada pela polícia. A situação se torna um pesadelo quando a polícia percebe que o homem que a espera é senegalês.
Trailer: https://vimeo.com/79208962

30 de maio
Documentário “Cartas para Angola” (2012)
de Coraci Ruiz e Júlio Matos (casal de cineastas brasileiros). 75 min
SINOPSE: Brasil e Angola: duas margens do Atlântico, a mesma língua, um passado colonial em comum e muitas histórias compartilhadas. Pessoas separadas por um oceano trocam correspondências – alguns são amigos de longa data, outros nunca se viram. As narrativas se entrecruzam e falam de fluxos migratórios, saudade, afetos, identidade, pertencimento, guerra, preconceitos, memórias, exílio, distâncias.
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=9D2gZ_Y82aw

Em função do coronavírus, tivemos que alterar a programação do Cineclube CBL, que irá acontecer somente ONLINE durante a quarentena, até que tudo volte ao normal.
Mais informações com a PROGRAMADORA: lidiamellorp@yahoo.com.br ou ana.rita@casadobrasildelisboa.pt (Casa do Brasil de Lisboa)