Destaque

Teatro Nacional de São Carlos leva espetáculos a sua Casa

Conjunto de iniciativas que visam a disponibilização gratuita de conteúdos relacionados com o Teatro Nacional de São Carlos durante o período de suspensão da sua atividade.

O Teatro Nacional de São Carlos inicia hoje a disponibilização online de conteúdos de livre acesso agregados pela designação #SãoCarlosEmSuaCasa, procurando assim a continuidade da sua missão de serviço público, ajustando-a ao atual contexto em que a sua atividade se encontra suspensa.

Para Conceição Amaral, presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E, com esta iniciativa queremos estar mais próximo dos que estão em casa e de todos os que atravessam momentos mais difíceis. Queremos também dar a conhecer melhor, a nossa casa, a casa da Ópera em Portugal: o Teatro Nacional de São Carlos, a sua Orquestra, o seu Coro, todos os seus profissionais através de estórias e de momentos inesquecíveis.

Assim, a partir de hoje é possível acompanhar através do site, página de Facebook e página de Instagram do Teatro Nacional de São Carlos as seguintes rúbricas:

Podcast :: De segunda a sexta-feira, sempre às 13h, Jorge Rodrigues conduz um programa de cerca de 30 minutos que narra algumas das estórias e da história do nosso Teatro. Muitos pretextos para ouvir a melhor música e saber mais sobre os quase 227 anos de vida de São Carlos.

Eu, músico :: Diariamente, elementos do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa podem colaborar nesta partilha com a comunidade, através das mais variadas formas, desde a interpretação de excertos de obras, a outra formas mais criativas.

Recordamos que no quadro do esforço nacional de contenção do novo coronavírus, e em articulação estreita com o Ministério da Cultura e as Autoridades de Saúde, o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. decidiu suspender todas as suas atividades e espetáculos até ao dia 6 de abril.

Com esta iniciativa, que poderá ser complementada em breve, procurámos reunir conteúdos diversificados e relevantes para a comunidade, que correspondam à procura de conhecimento e de entretenimento pela Arte.

Devido à Pandemia que assola o mundo, a vida de todos nós tornou-se diferente com a supressão de inúmeras iniciativas que convidavam ao convívio humano. Por outro lado, porém, tal como nos ensina a ópera Fidelio de Beethoven, não podemos desistir. Decidimos por isso criar um podcast que nos acompanhará diariamente enquanto esta crise perdurar. Não venha, pois, a São Carlos, porque São Carlos vai até sua casa!

Jorge Rodrigues, em nome de toda a equipa TNSC, será a sua companhia!

#SãoCarlosEmSuaCasa é um podcast diário, disponível de segunda a sexta em saocarlos.pt, na plataforma SoundCloud e em facebook.com/saocarlos.