Destaque

Escola do Largo começa o seu curso de Artes Performativas em Setembro!

A Escola do Largo começa, no seu espaço, em setembro de 2020, com todas as condições de segurança, o seu primeiro Curso Intensivo de Artes Performativas!
 
O curso tem a duração de um ano letivo, e uma forte componente prática, centrada no trabalho em laboratório de criação, nas três áreas interpretativas performativas. Serão desenvolvidas ao limite as capacidades interpretativas dos alunos, procurando que corpo e voz se fortaleçam na procura de uma vulnerabilidade e empatia, colocadas ao serviço de uma expressão artística total. Um curso, único a oferecer em Portugal um ensino integrado da dança, da música e do teatro que oferece aos alunos uma educação artística de elevada exigência e que fomenta um crescimento artístico, intelectual e pessoal, que lhes permita o desenvolvimento de carreiras artísticas de sucesso, bem como um papel activo como cidadãos e líderes nas suas áreas de intervenção.
 
Informações Práticas: 
Carga horária – 12 horas semanais.
3 dias por semana – Segundas, Quartas e Sextas 
Horários – 9:30h – 13:30h 
 
Custo – 280 euros/mês. Inscrição – 100 euros.  Limite Máximo de Alunos: 10 alunos. Para inscrição ou mais informações: geral@escoladolargo.com
 
OBJETIVOS
Formação de profissionais das Artes do Espetáculo com um entendimento global das criação artística performativa.
Contribuir para a formação de artistas conscientes do seu papel na comunidade, e da necessidade da arte nas decisões sociais relevantes.
Formação de artistas com a capacidade de enfrentarem um mercado global, altamente competitivo, onde a mobilidade internacional faz parte da experiência e do percurso profissional.
Oferecer aos alunos uma experiência pessoal, que permite o seu desenvolvimento, e aperfeiçoamento das características individuais.
 
CONTEÚDOS 
Este curso oferece uma formação fundamental nas áreas artísticas das artes do espetáculo, fornecendo também aos alunos uma compreensão do contexto artístico atual, nas suas componentes de criação e produção. Oferece ferramentas de ligação entre todas as áreas que compõem o objeto performativo.
 
METODOLOGIA DE ENSINO
É uma formação fundamentalmente prática, feita de trabalho em laboratório, com a criação coletiva e individual como base da progressão ao longo do ano. É obrigação e responsabilidade do corpo docente a transmissão das técnicas interpretativas fundamentais de cada área artística.
 
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, e fundamentada na crítica semanal aos trabalhos apresentados, com uma preocupação num desenvolvimento individual de cada aluno. A vulnerabilidade individual e a procura de empatia de grupo, são os princípios motivadores do trabalho docente.
 
SINGULARIDADES DO CURSO
Curso claramente orientado para uma formação artística de qualidade, única em Portugal pelo caráter integrado das 3 áreas performativas. Corpo docente internacional, fomentando a integração dos alunos numa mobilidade e relação com um mercado laboral cada vez mais abrangente.
Oferta de estágios profissionais remunerados aos 2 melhores alunos do curso.
 
SAÍDAS PROFISSIONAIS: Atores de teatro, cinema e televisão. Encenadores. Bailarinos. Coreógrafos. Músicos e produtores de música popular.
 
Equipa Pedagógica:
 
Marcos Barbosa – É o diretor Artístico da Escola do Largo. Foi diretor do Teatro Oficina de Guimarães, programador das Artes Performativas de Guimarães Capital Europeia de Cultura. Foi professor de Teatro na Universidade de Nuevo Leon, na Iberoamericana, no Instituto Andrés Soler (México) e na Universidade do Minho. Encena teatro e ópera, com especial incidência no desenvolvimento da dramaturgia contemporânea.
 
Domenico Lancellotti – Nasceu em Niterói – RJ no início dos anos 70.  Músico, compositor, artista plástico.  Junto a Moreno Veloso e Kassin, formou o projeto “+2” (com 5 discos lançados). Junto a outros 18 músicos fundou o grupo Orquestra Imperial (com 2 discos, 1 single e 1 DVD lançados). Foi integrante do grupo “Mulheres que dizem sim” (com 1 disco lançado) e do grupo“Os Ritmistas” (com 1 disco lançado) e também do grupo “Meia Banda”. Já colaborou como músico acompanhante em discos e concertos com os artistas:  Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chrissie Hynd, Marisa Monte, Gal Costa, Jorge Mautner, Arto Lindsay, Danilo Caymmi, Quarteto Jobim-Morelenbaum, FamíliaVeloso (Ofertório), Orquestra Imperial, Roberta Sá, Ava Rocha, entre outros. Lançou 2 discos solo, “Cine Privê” (2011), “Serra dos Orgãos” (2017). Em 2019, mudou-se para Portugal onde trabalha no seu terceiro disco solo.
 
Yamilet Méndez Solano – Nasceu em Havana, Cuba a 17 de fevereiro de 1968. Estudou na Escola de Turismo de la Habana, e fez o curso de Dança contemporânea na Casa de Cultura del 10 de Octubre. Foi modelo de 1987 a 1995. Em Madrid deu aulas a atores espanhóis como Gaya Toledo e António Recines. Trabalhou tamém como atriz em séries de tv, em Espanha. E deu aulas de dança nas Academias Víctor Ullate, Beatriz Luengo, Colegio Base, La Reina de Cuba. Organiza eventos culturais, concertos e exposições. Vive em Lisboa há um ano. 
 
Para inscrição ou mais informações: 
Escola do Largo
Largo do Chiado, n 15, 1200-108, Lisboa
Telefone: 212453026
geral@escoladolargo.com
>> Site