Destaque

As máscaras chegaram ao Museu da Farmácia Lisboa!

Estabelecendo uma ponte entre o presente e o passado, o Museu da Farmácia propõe uma aliciante viagem aos diferentes continentes, ao longo dos séculos, através das máscaras, elemento que passou a fazer parte do dia-a-dia de todos os cidadãos do mundo, símbolo da diversidade existente entre civilizações, países, culturas e povos.

A exposição “Um Mundo de Máscaras”, reúne 14 exemplares de máscaras oriundas de museus e culturas diferentes, desde máscaras de curandeiro a máscaras de feiticeiro, das de proteção às da tradição, das de teatro às de cerimónia, apresentando ainda uma componente de realidade aumentada, tecnologia que permite ao visitante, através da utilização de um telemóvel com leitor de QR Code, viajar no tempo e “vestir”, de forma virtual, as máscaras que compõem a exposição.

Recordamos que a exposição virtual, ainda disponível em www.ummundodemascaras.com, foi inaugurada a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, tendo sido acolhida com grande recetividade por parte do público, registando até ao momento mais de 8.500 visitantes online.

Esta iniciativa, tem como embaixadora a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e resulta de uma parceria entre o Museu da Farmácia, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia.

A exposição temporária, “Um Mundo de Máscaras”, pode ser visitada no Museu da Farmácia Lisboa, Rua Marechal Saldanha 1, das 10h00 às 19h00, de segunda a domingo, de 8 de julho a 30 de setembro. A entrada é livre.

Informações: museudafarmacia@anf.pt